História do MTG MT

MTG-MT Conheça Nossa História

Fundado em 14 de Agosto de 1993, na sede do CMTG – Centro Matogrossense de Tradições Gaúchas – Bento Gonçalves em Cuiabá, local do primeiro Encontro Estadual dos Centros de Tradições Gaúchas do Mato Grosso

Seu primeiro presidente foi o Engenheiro Agrônomo José Antonio de Oliveira, natural de Osório e residente em Tangará da Serra. Sendo Vice- presidente o médico José Carlos Muniz natural de Lages SC residente em Barra do Garças. Nos demais cargos da diretoria ficaram: 1 Secretário Leonir Nunes da Silva de Tangará da Serra, 2 Secretário Ari Dullius de Barra do Garças, 1 Tesoureiro Valdir Busanello de Tangará da Serra, 2 Tesoureiro Erzídio Zavarezzi de Sorriso, Diretor da Invernada Campeira Milton Martins de Rondonópolis, Diretor  Artístico Ari Dullius de Barra do Garças, Diretor de Divulgação Celso Alves Mariano de Cuiabá, Departamento Jurídico Ildo Roque Guareschi de Rondonópolis, Itelvino Hoffman de Tangará da Serra e Sônia Maria Alves de Sinop. No Conselho fiscal: Guiomar Zanatta de Tangará da Serra, Vital Vilella Assunção de Cuiabá e Ildo Roque Guareschi de Rondonópolis.

Na época, o Mato Grosso era composto por 36 (trinta e seis) CTG’s e 02 (dois) CMTG’s (Centro Matogrossense de Tradição Gaúcha), distribuídos em 05 (cinco) Regiões Tradicionalistas.

 

ATA DE FUNDAÇÃO

“Primeiro Encontro Estadual dos Centros de Tradições Gaúcha no Mato Grosso, nos dias 13,14 e 15 de agosto de 1993, no CMTG “Bento Gonçalves”, na cidade de Cuiabá-MT.

As treze horas e cinquenta e cinco minutos do dia quatorze de agosto de mil novecentos e noventa e três, após a assembleia solene de aberta do primeiro encontro e rápido almoço, deu-se início a sessão plenária do encontro propriamente dito, com a formação da mesa pelas autoridades tradicionalistas presentes, José Teodoro Bellaguarda de Menezes, presidente da CBTG, João Francisco Rodrigues de Andrade, presidente do MTG-RS, Honeyde Bertussi Siqueira, Conselheiro MTG-RS, Edson Otto, do Jornal Tradição de Porto Alegre, presidida por José Teodoro de Menezes, vice-presidente João Francisco Rodrigues de Andrade, segundo vice-presidente Honeide Bertussi Siqueira, primeiro secretário Ari Dullius e o segundo secretário Mauro Kosis.

Aberta a primeira sessão plenária do encontro pelo presidente escolhido. Deu-se ao apontamento do assunto em pauta, ou seja, a Fundação do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Mato Grosso sob sigla MTG-MT. Deliberou sobre ao horário de comunicações das Patronagens, aconselhando a moderação nesta comunicação para facilitar os trabalhos da Secretária.  Apontou algumas, considerações sobre a filiação deste MTG-MT à Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, passando a palavra ao coordenador da primeira região tradicionalista para que este fizesse preleção sobre os trabalhos desenvolvidos por aquela região, no intuito de formar uma Federação da Tradição Gaúcho do Estado de Mato Grosso, o que foi relatado que em encontro de Patrões em Primavera do Leste lhe foi solicitado a atender o chamamento para a formação da primeira região tradicionalista e do movimento tradicionalista do Mato Grosso.

Buscou-se orientação em órgãos do movimento tradicionalista do RS, ao qual foi informado que fizesse em forma de Federação.

Citou que a responsabilidade de um presidente de uma entidade deste tipo é enorme, e continuou o trabalho iniciado em 1989, para a formação de um movimento tradicionalista. Conclamou a união no sentido da criação deste órgão. Citou a responsabilidade que tem um patrão de CTG de conduzir seu órgão tradicionalista assim como é maior a responsabilidade do coordenador de uma região. Encerrou com uma frase. “Para ser um tradicionalista não há necessidade de ter nascido no Rio Grande, mas honrar a tradição”. Passou-se a palavra para o coordenador da segunda região tradicionalista José Antônio de Oliveira, que disse que o objetivo deste encontro é a união de todos os CTG’s do Mato Grosso e que daqui deve sair com união, citando eventos que compõe. o trabalho da segunda região no sentido de dar ênfase para o movimento tradicionalista, qual seja hoje, ” dar as mãos à primeira região para sair deste encontro com a Fundação do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso, MTG-MT, conclamando a que este chamamento seja atendido hoje e que o mesmo já se filie imediatamente a CBTG. O presidente conclamou que as ponderações dos delegados sejam inscritas ao vice-presidente e que tenham, assim por regra, cincos minuto para preleções e apartes, dado a necessidade de disciplinação do cent, digo, tempo.  O primeiro inscrito Sr. Ildo Guareski do CTG Querência Distante, dizendo com elogios aos coordenadores, que não existe desunião, mas sim um problema de nomenclatura. Sugeriu então, a mudança do nome de Federação Matogrossense da Tradição Gaúcha – MT de FMTG-MT para MTG-MT, aproveitando-se os trabalhos de ambas as regiões tradicionalistas, aproveitando-se o Estatuto do FMTG-MT, com apreciação dos estatutos pela mesa condutora dos trabalhos.

Acrescentou (Acentuou) que o Estatuto que regerá o movimento terá, naturalmente, que ser enquadrado no “Estatuto Mater” que será o da CBTG, colocando sua proposta como não existência de primeira e segunda região e nem com nome de FMTG-MT, mas MTG-MT, único em se Movimento Tradicionalista. Concedeu a parte ao Sr. José Carlos Muniz, que propôs nas suspensão dos trabalhos por quinze a trinta minutos, para buscar consenso quanto a  forma dos Estatutos e formação do MTG-MT,  com modificação dos mesmos para que se comece daqui por adiante um novo trabalho, passando-se imediatamente a vigorar o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso. O Presidente da Mesa, concedendo a parte salientou que tanto um quanto o outro Estatuto, deverá sofrer alterações para lograr efetivamente a filiação a CBTG, sugerindo ainda que se mantenham as regiões para oferecer condições aos trabalhos dos coordenadores. Após o recesso, e chegando-se a um consenso quanto a forma de formação do MTG-MT, o presidente propôs a leitura do esboço da formação de chapa para a diretoria, primeira do MTG-MT, a qual seja dita nas palavras do Sr. Ildo Guareski, presidente Jose Antonio de Oliveira, vice-presidente José Carlos Muniz, primeiro secretário Almir Bicaco, segundo secretário Ari Carlos Dulis, primeiro tesoureiro, Valdir Busanello, segundo tesoureiro, Erzidio Zavarezzi, presidente deliberou que as partes interessadas da primeira e segunda região decidiram que o nome da entidade ora fundada tem o nome de Movimento Tradicionalista Gaúcho de Mato Grosso, adotando como Estatuto provisório o da primeira região, com as alterações das entidades do Estado, com o fórum jurídico sendo de Barra do Garças para a cidade de Cuiabá-MT. Neste ato a apreciação dos nomes a comporem a diretoria do MTG-MT, sendo que irá se comprometer com as entidades existentes, realização, no prazo de um ano, o primeiro congresso tradicionalista do MT.

Serão apreciados os documentos que serão solicitados à CBTG, solicitando inscrição como princípio provisório a participar dos eventos realizados pela CBTG. Por unanimidade e aclamação plenária, aprovaram-se, neste ato os nomes acima citados para composição da primeira chapa da Diretoria do MTG-MT. O agregado das leis do CTG Recordando os Pagos em sua pretensão, sugeriu a redivisão das regiões tradicionalistas para a facilidade de confabulações em encontros, com a entrega de ofício contendo a intenção da criação da terceira região tradicionalista, prosseguiu-se o horário de comunicações o Senhor Celso Mariano propôs uma criação de um calendário de eventos para melhor atender os anseios de muitos CTG’S e fazendo o barateamento dos custos destes eventos. Em preleção, o Sr. Edson Otto enalteceu espírito de superação que existe entre os coordenadores e patrões das regiões para que se acumulasse, no que, digo, formação do MTG. Instigou a todos a continuarem o trabalho de tradicionalismo, também incentivando as culturas locais mato-grossenses. O senhor João Francisco de Andrade teceu comentários sobre o exemplo que aqui se registrou do consenso existente e do congraçamento do Centro de Tradição Gaúcha do MT e que é destas características que mais se precisa na organização, ou seja, a união. O presidente  solicitou aos coordenadores que solicitassem aos patrões que se posicionassem à frente da comissão para que se pudesse fazer a votação da criação do MTG-MT e da primeira Diretoria do Órgão: CTG Saudade da Querência; aprovado, CTG Querência Distante; aprovado, CTG Rancho da Amizade; aprovado, e com aprovação dos seguintes: CTG Sinuelo do Araguaia, Centro Oeste Pampeano, Pioneiros do Centro Oeste, Saudade dos Pampas, Nova Querência, Querência do Araguaia, digo, da Saudade, Aliança da Serra, Porteira da Tradição, Saudades do Pago, Sentinela da Tradição, Bento  Gonçalves,  Vaqueanos do  Pantanal,  Recordando  os  Pagos,  18  de Setembro, Velha Querência, Recordando os Pagos, de Sorriso, Rincão da Floresta, Porteira da Amazônia, Relembrando os Pagos, Estância da Amizade, Querência da Amizade, Carreteando Saudades, Gaudérios do Aurino,  Cuia Dourada, Sinuelo do Araguaia. Aprovado por unanimidade os pontos da proposta da fundação do MTG-MT,  e não tendo mais nada a ser tratado na referida sessão plenária, o presidente encerrou à mesma as dezesseis horas e cinquenta e cinco minutos, do dia quatorze de agosto de mil novecentos e noventa e três, fica por mim 1º Secretário Ari Carlos.

Assinado juntamente com o Senhor Presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG).

Errata onde se lê, pelo presidente  Dr. Jose Antonio foi solicitado que consignasse o seguinte trecho da presente ata: onde se lê CBTG do Rio Grande do Sul, leia-se apenas Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha; com a palavra o companheiro Erzidio solicitou e foi aprovado que se alterasse o trecho da ata em que consta que o companheiro Ildo Guareski seria do CTG Querência Distante, quando na verdade ele pertence ao CTG Saudades da Querência de Rondonópolis. O companheiro Valdir Busanello a retificação do nome do companheiro 1º secretário do MTG-MT, cujo nome correto Leonir Nunes da Silva. O Senhor Presidente da CBTG e do Encontro de Patroões encerrou a presente ata com aprovação de todos os presentes, fica por mim Ari Carlos Dullius 1º Secretário, juntamente com o senhor presidente dos trabalhos, Theodoro, digo José Theodoro Bellaguarda de Menezes Presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha e porto todos os patrões presentes, assinada.”

PRIMEIRA DIRETORIA DO MTG/MT E COORDENADORIA DA REGIÃO – GESTÃO 1993/1995

PRESIDENTE:

JOSÉ ANTÔNIO DE OLIVEIRA – Tangará da Serra/MT

VICE PRESIDENTE:

JOSÉ CARLOS MUNIZ- Barra do Garças/MT

1º SECRETÁRIO:

LEOMIR NUNES DA SILVA – Tangará da Serra/MT

2º SECRETÁRIO:

ARI CARLOS DULLIUS – Primavera do Leste/MT

1º TESOUREIRO:

VALDIR BUSANELLO – Tangará da Serra/MT

2º TESOUREIRO:

ERZÍDIO ZAVAREZZI – Sorriso/MT

CONSELHO FISCAL:

GUIOMAR ZANATTA – Tangará da Serra/MT

VITAL VILELA ASSUNÇÃO – Cuiabá/MT

ILDO ROQUE GUARESCHI – Rondonópolis/MT

*Fonte: Ata de Fundação do MTG-MT, folha 05-verso do Livro.

 

DEP. ARTISTICO:

ARI CARLOS DULLIUS – Barra do Garças/MT

DEP. CAMPEIRO:

MILTON MARTINS – Rondonópolis/MT

DEP. DE DIVULGAÇÃO:

CELSO MARIANO OTTO – Cuiabá/MT

DEP. JURIDICO:

SONIA MARIA ALVES – Sinop/MT

ILDO ROQUE QUARESCHI – Rondonópolis/MT

ITELVINO HOFFMANN – Tangará da Serra/MT

COORDENADORES REGIONAIS:

1ªRT: MILTON JOÃO GUBERT – Diamantino/MT

2ªRT: ANTÔNIO DE MELLO – Primavera do Leste/MT

3ªRT: ERZIDIO ZAVAREZZI – Sorriso/MT

4ªRT: NELDO EGON WEIRICH – Canarana/MT

5ªRT: DARCI DUTRA – Peixoto de Azevedo/MT

Fonte: Ata constante às fls. 07 e 07-verso do Livro.

Em 23 de Outubro de 1993, realizou-se na cidade de Canarana MT no CTG Pioneiros do Centro Oeste a Primeira Convenção do MTG/MT tendo como objetivo à alteração do estatuto e do regulamento, até então da 1ª RT, tornando-se nessa data Estatuto e Regulamento do MTG –MT.

O Primeiro Congresso Tradicionalista do MTG-MT foi realizado nos dias 12 a 14 de agosto de 1994 na cidade de Primavera do Leste com a presença de Rubens Sartori Presidente da CBTG e quase totalidade de sua diretoria, Presidentes de outros MTG’s e de Barbosa Lessa e sua esposa, além do Governador Jaime Campos, Senador Julio Campos e deputados.

A liderança do Movimento na gestão 2021/2023 é do Senhor Francisco José Muller de Souza, que lidera a equipe composta por Mauro Geraldo, Jorge Winter, Bruno Canabarro, Elizandra Assis, Laysa Ferro e Jerry Bica, na diretoria executiva, com o apoio dos diretores: Marcileia Capitanio, Rodrigo Moraes, Gilmar Bonfanti e Adrian Stank.

Em 2023 somos 35 (trinta e cinco) entidades, sendo que destas, 25 (vinte e cinco) entidades ativas e filiadas ao MTG-MT, distribuídas em 04 (quatro) Regiões Tradicionalistas, com mais de 5.000 (cinco) mil tradicionalistas em todo estado de Mato Grosso.

Durante esses primeiros 29 anos de existência 07 tradicionalistas lideraram o Movimento no estado: José Antoônio de Oliveira, Airton Callai, Olice Bertoldi, Henrique Alves Ballejo, Nelio Jarbas Spolti e Roberto Basso, que preside a Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha nas gestões 2019/2021 e 2021/2023.

NESTES 29 ANOS FORAM:

23 EDIÇÕES DO FESTIVAL MATOGROSSENSE DE ARTE E TRADIÇÃO GAÚCHA

15 EDIÇÕES DA FESTA CAMPEIRA DO MATO GROSSO

22 EDIÇÕES DOS JOGOS TRADICIONALISTAS DO MATO GROSSO

02 EDIÇÕES DO CFOR – CURSO DE FORMAÇÃO TRADICIONALISTA

05 EDIÇÕES DO ENCONTRO ESTADUAL DA JUVENTUDE TRADICIONALISTA

13 EDIÇÕES DA ESCOLHA DAS PRENDAS E PEÕES DO MATO GROSSO

22 CONGRESSOS TRADICIONALISTAS

19 CONVENÇÕS TRADICIONALISTAS

Em outubro de 1993, no CTG PIONEROS DO CENTRO OESTE – CANARANA/MT – 4ª RT

1ª CONVENÇÃO TRADICIONALISTA

 

Em Agosto de 1994, no CTG QUERÊNCIA DISTANTE – PRIMAVERA DO LESTE/MT – 2ª RT

1º CONGGRESSO TRADICIONALISTA

 

Em novembro de 1994, no CTG RECORDANDO OS PAGOS – SORRISO/MT – 3ª RT

1º FEMART – Festival Mato-grossense de Arte e Tradição Gaúcha,

1ª FECAMT – Festa Campeira do Mato Grosso,

1º CONCURSO ESTADUAL DE PRENDAS DO MATO GROSSO

 

Em novembro de 1995, no CTG CORAÇÃO GAÚCHO – ÁGUA BOA/MT – 4ª RT

1º JOGOS TRADICIONALISTAS DO MATO GROSSO

 

PRIMEIRA GESTÃO DE PRENDAS

Primeira Prenda Adulta do MTG-MT 1994/1995: GILMARA ZATTI – CTG RECORDANDO OS PAGOS – 3ª RT – SORRISO/MT

Primeira Prenda Juvenil do MTG-MT 1994/1995: MIRIAM PINHEIRO DE MELLO – CTG QUERENCIA DISTANTE – 2ª RT – PRIMAVERA DO LESTE/MT

Primeira Prenda Mirim do MTG-MT 1994/1995: LUCIANE CALLEGARO – CTG QUERENCIA DISTANTE – 2ª RT – PRIMAVERA DO LESTE/MT