27/03/2019 17:50:00

MTG do Mato Grosso faz parceria com MTG do RS para realização de cursos

Os Movimentos Tradicionalistas Gaúchos do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso fecharam parceria para realização do 1º Cfor Básico e Cfor Juíz de Campeira.

O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de abril, no CTG Sentinela da Tradição, no município de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso.

A organização é do Departamento de Formação Tradicionalista do MTG do Mato Grosso vinculado ao Departamento Cultural e CTG Sentinela da Tradição. Os palestrantes serão Nairo Callegaro, José Alvoni Araujo Silva, Paulo Roberto de Fraga Cirne, Juliana Fátima Dutra de Miranda, Fabiano Vencato e Sayonara de Avila Daniel.

Podem participar os tradicionalistas em geral, os patrões (presidentes) e demais integrantes da patronagem (diretoria) de um CTG; instrutores de danças tradicionais; instrutores de danças de salão; ensaiadores de poesia, chula, música e demais manifestações artísticas; prendas e peões; integrantes das invernadas artísticas; pais de prendas e peões e colaboradores.

O objetivo é contribuir para a formação dos tradicionalistas no Estado e difundir os princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho e de um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e capacitar juízes para o julgamento de rodeios campeiros do FECAMT – Festa Campeira do Mato Grosso.

Os temas a serem abordados são, no Cfor Básico, História do Rio Grande do Sul, História do Tradicionalismo Gaúcho, Objetivos do MTG e Estrutura Administrativa do MTG MT, A Carta de Princípios, Gestão de pessoas: liderança, relacionamento interpessoal e gerenciamento de conflitos. O Curso para Juízes de Campeira abordará História e filosofia do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Regulamento Campeiro e FECAMT (Diretor Campeiro do MTG MT), Indumentária para atividades campeiras e esportivas, Ética tradicionalista e de avaliação, Simulados de avaliação de provas de laço, Prova escrita de legislação específica na área da campeira.

O valor da inscrição do Cfor básico é R$ 70,00 e inclui o almoço. O valor da inscrição do Cfor Juiz de Campeira é R$ 500,00 e inclui alimentação e Cfor Básico. É obrigatório a realização do Cfor Básico para juízes de campeira.

O depósito da taxa deve ser feito na conta Cooperativa de Crédito Sicredi, CNPJ , Agência: 0806, Conta Corrente: 62483-7 – CNPJ 24.734.345/0001-37. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de Abril. Para participar é preciso enviar inscrição para o email cultural@mtgmt.com.br com cópia para jmjstacmt@hotmail.com, com dados cadastrais (nome completo, CPF, Data de nascimento, Entidade Tradicionalista, Região Tradicionalista, Contato telefônico, E-mail e comprovante de pagamento).

 

Para o Presidente do MTG do Mato Grosso, Roberto Basso, além da capacitação, o evento vai integrar os tradicionalistas do Estado . “Acredito que a realização de mais esse evento de grande relevância para o tradicionalismo no Estado vem cultivar e difundir a nossa história e a cultura gaúcha. Será um evento onde estaremos nos capacitando e integrando com todos os membros do MTG e dos CTG’s do Mato Grosso, já temos também agendado uma formação com painel do FENART para acontecer ainda este ano, estamos avançando para um novo tempo com foco na formação dos tradicionalistas”, comenta Roberto Basso.