23/09/2019 17:19:00

Cantar os hinos antes dos ensaios se tornou regra em alguns CTGs do Mato Grosso

É isso mesmo, cantar os hinos passou a ser uma obrigação aos dançarinos das invernadas no CTG Sentinela da Tradição de Lucas do Rio Verde e no CTG Aliança da Serra de Tangará da Serra.

 

A notícia veio de Tangará da Serra e da cidade de Lucas do Rio Verde. As duas cidades possuem Centro de Tradições Gaúchas, onde as patronagens adotaram como regra, a execução do Hino Nacional Brasileiro, Hino do Mato Grosso, Hino do Município, Hino Tradicionalista e Hino do MTG Mato Grosso antes dos ensaios das invernadas.

 

Em Tangará da Serra, conta o patrão Mauro Geraldo, que os hinos são intercalados por ensaios. “Além de cantar dois hinos por noite, eles são sempre intercalados, um dia é o Nacional e do Mato Grosso, outro dia é o Tradicionalista e assim por diante. Um dos objetivos da patronagem de ter adotado essa prática é mostrar que o CTG não é um clube de dança, mas sim uma entidade que deve agregar valores, como o civismo” declara o patrão.

 

Em Lucas do Rio Verde, no CTG Sentinela da Tradição o patrão Rodrigo Moraes, também adotou a medida. Segundo ele um dos motivos que levaram a entidade a adotar a regra é fazer com que as invernadas passem a saber, além de outros hinos, o Hino do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso. A entidade receberá neste ano a 22ª edição do FEMART entre 25 a 27 de outubro de 2019.

 

A iniciativa das patronagens que busca fortalecer em seus participantes o respeito e amor pela pátria, pelo movimento e pelo seu município; foi aplaudida pelos pais e por várias autoridades municipais, que reconheceram a medida adotada pelos CTGs, como um grande ato e de grande crescimento para os filhos.

 

O patrão Mauro ainda comentou que, no início houve certa resistência por parte de alguns membros da entidade, mas que logo depois compreenderam o que o simples ato pode proporcionar aos integrantes. “Além do ato cívico, de respeito de postura e disciplina, a mensagem subliminar do ato de entoar os hinos, traz o sentimento de pertencimento, de amor à pátria, a sua terra, fazendo com que o CTG além ensinar a cultura também trabalhe a formação de cidadãos melhores para sua sociedade”, finalizou.

 

 

 

 

Fonte: João Malinski