29/11/2018 18:56:00

Contribuir de forma significativa pela valorização do Movimento Tradicionalista Gaúcho no Mato Grosso

Aritana da Silva Kuyumtzief, do CTG Aliança da Serra, de Tangará da Serra, na 1ª Região Tradicionalista, é a 1ª Prenda Veterana do Mato Grosso. Cintia Marcolan Lucas, do CTG Sentinela da Tradição, de Lucas do Rio Verde, na 3ª RT a segunda. Carla Marchiori de Souza, do CTG Pioneiros do Centro Oeste de Canarana, na 4ªRT a terceira. Nesta entrevista, elas falam um pouco a filosofia de trabalho e planos.

 

Para você o que representa ser Prenda do MT?

Aritana da Silva Kuyumtzief: Inicialmente, gostaria de dizer que é motivo de muito orgulho e honra para mim ser a atual 1ª Prenda Veterana do Mato Grosso, o que, além da realização e concretização de um sonho de menina, é a oportunidade de contribuir de forma significativa pela valorização, preservação e manutenção da tradição gaúcha além das fronteiras do Rio Grande do Sul, meu estado de origem. A juventude tradicionalista descobriu, nos últimos anos, o quão importante é a sua voz e as atitudes que toma no seio da sociedade. O título de Prenda de faixa carrega consigo uma gama de responsabilidades. Além das Prendas estaduais serem as representantes das demais Prendas de todo o estado (sejam elas de faixa ou não), carregam consigo, também, a oportunidade de representar a voz da juventude tradicionalista, e assim, se tornam espelho. Ser Prenda é lutar pelo espaço da juventude, mas sempre respeitando nossos antecessores, os dirigentes do Movimento, aqueles que há tantos anos trabalham para bem alicerçar tudo o que temos hoje. Ser Prenda é contribuir para amenizar os problemas sociais, e, principalmente, auxiliar o Movimento Tradicionalista Gaúcho a preservar os valores e a essência do povo gaúcho, através da criança e do jovem, trabalhando diretamente na formação da juventude tradicionalista como forma de construção dos próximos 25 anos de história do nosso querido MTG/MT. A tradição exerce um papel muito importante na formação do caráter da criança e do adolescente, e, consequentemente, na formação do caráter do homem de bem. Ansiamos pelo resgate dos valores éticos e morais na sociedade e a tradição gaúcha, através de seu Movimento organizado, é capaz de auxiliar o estado nestas questões. Ademais, o fomento à cultura é a grande ferramenta na formação das gerações, e o jovem precisa saber de suas origens, sua história e seu passado, para, assim, se projetar de forma engajada e consciente para o futuro. Ser Prenda do Mato Grosso é ter a certeza de que muito ainda precisa ser feito pela juventude e pela perpetuação da tradição gaúcha, mas, acima de tudo, é ter a certeza de que cabe a nós, nova gestão de Prendas e Peões do estado de Mato Grosso, o comprometimento com a nossa própria formação e com a formação tradicionalista daqueles que virão depois de nós.

Cíntia Marcolan Lucas: Este momento em especial é a realização de um sonho, almejado em família. Ser prenda do MTG é exaltar a cultura Rio-grandense é propagar esse amor na comunidade, ser mais participativa no movimento, ser exemplo para crianças, jovens e adultos, modelo de exemplo de virtudes, conhecimentos e principalmente paixão e orgulho pelo Rio Grande do Sul.

Carla Marchiori de Souza: Me orgulho em fazer parte dessa gestão 2018/2020, representar o meu estado como tradicionalista, matucha com muito orgulho! Realização de um sonho em "Ser Prenda de faixa".

 

Qual será sua filosofia na gestão?

Aritana da Silva Kuyumtzief: “Juntos somos mais, sempre!” Somente através da união é que alcançaremos os objetivos e os resultados que tanto almejamos. A força da união (seja ela da gestão, das gerações ou do Movimento como um todo) é que nos auxiliará na concretização de nossos sonhos. Ninguém realiza seus objetivos sozinho e, se realizar, com toda certeza trilhará caminhos mais difíceis do que aqueles que poderia ter traçado em equipe. Em tempos de redes sociais, onde todas as informações se proliferam rapidamente, temos a facilidade de comunicação e interação entre toda a gestão, o que facilitará a execução dos trabalhos e projetos, uma vez que moramos muito longe uns dos outros e os encontros não ocorrem na quantidade em que gostaríamos. Acredito (de todo meu coração) que nossa gestão será unida e forte, mantendo o amor à tradição e o comprometimento com nosso legado acima de qualquer adversidade. Se unirmos forças em prol do tradicionalismo qualquer barreira será superada e, ao final, com certeza, afirmaremos que cumprimos nossos compromissos com a tradição gaúcha e o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso.

Cíntia Marcolan Lucas: De geração a geração difundindo o amor a tradição.

Carla Marchiori de Souza: Levar a tradição gaúcha a todo canto matogressense.

 

Qual será sua maior alegria como tradicionalista?

Aritana da Silva Kuyumtzief: Ver, ao final da gestão, que deixei a minha contribuição, o meu legado para as futuras gerações. Meu objetivo é trabalhar, com muito carinho, para a formação do jovem tradicionalista, como forma de lhe dar as ferramentas necessárias para se tornar, no futuro, um condutor do Movimento: tradicionalista pensante, formador de opinião e engajado com a tradição gaúcha em sua mais pura essência. Desejo, de todo coração, que nossa gestão estadual contribua para que a chama do amor pelo culto às tradições se mantenha viva em cada tradicionalista deste gigante estado de Mato Grosso, assim como fizeram aqueles jovens precursores do tradicionalismo em 1947, no “Julinho”, no Rio Grande do Sul. Vida longa à tradição gaúcha! Vida longa ao Movimento Tradicionalista Gaúcho no estado de Mato Grosso! “Juntos somos mais, sempre!”

Cíntia Marcolan Lucas:  A maior alegria como prenda tradicionalista veterana é ver em ação todas as gerações lado a lado, é o estar a serviço no dia a dia, é o aprender e o contribuir na formação pessoal e cultural das futuras gerações (futuros tradicionalistas, dançarinos, declamadores, coordenadores, diretores, instrutores, avaliadores...) de mãos dadas com os meus filhos e  a nova gestão em prol do nosso tradicionalismo e juntos escrevermos os próximos anos da história do nosso MTG. Avante! Matuchos...!!

Carla Marchiori de Souza: Ficarei muito grata se no fim de minha gestão conseguir plantar uma semente de interesse pela nossa tradição gaúcha a pessoas de fora do movimento, deixar o exemplo de "ser prenda" fazendo projetos e ações sociais, servindo ao meu MTG-MT, que Já venho executando.

 

Fonte: MTG MT