05/08/2018 22:43:00

Convite do MTG - Neiva será homenageada em Lucas do Rio Verde nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, dia 06 de Agosto, a Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde promove a Sessão Solene para a entrega de homenagens concedidas pelo Poder Legislativo.

 Ao todos serão entregues 24 homenagens, sendo 15 títulos de “Cidadão Honorário” e nove Moções de Aplausos, aprovadas em 2018 e legislaturas passadas, para figuras ou entidades que se destacam e contribuem para o desenvolvimento do Municipio.

Uma das agraciadas com a homenagem é Neiva Maria Grass dos Reis, por indicação do vereador e conselheiro honorário do MTG do Mato Grosso Airton Callai. Calai ainda explicou que a entrega das homenagens no mês de agosto, faz parte das comemorações dos 30 anos de emancipação-político-administrativa do município. 

 

“Lucas do Rio Verde é fruto do trabalho de todos. Nada melhor do que homenagear as pessoas que fizeram e fazem o nosso município, junto das comemorações dos 30 anos.”

 

 

O Presidente do MTG MT Roberto Basso, parabeniza Neiva Maria Grass dos Reis, pelo reconhecimento de seus trabalhos em prol do movimento e por compor a história do município de Lucas do Rio Verde, e pelo trabalho do conselheiro do MTG Airton Callai, por continuar elevando o Movimento tradicionalista Gaúcho; e convida os tradicionalistas para participarem da homenagem. 

 

 Sobre Neiva:

Neiva Maria Grass dos Reis nasceu em Santo Ângelo Rio Grande do Sul moradora de Lucas do Rio Verde por cerca de 30 anos, veio a participar do tradicionalismo gaúcho através dos filhos, a partir de 1996 no CTG Sentinela da Tradição.

Foi voluntária em várias entidades e grupos tradicionalistas atuando em várias partes defendendo a cultura gaúcha como voluntária.

Foi diretora do departamento cultural do MTG do Mato Grosso por duas gestões e diretora artística do CTG Sentinela da Tradição em Lucas do Rio Verde.

Avaliou inúmeras edições do Concurso de Prendas e Peões Tradicionalistas do Mato Grosso, tanto fase Regional como Estadual, além dos concursos das entidades e ainda segue desempenhando esta função, a qual também foi designada pela CBTG, como uma das avaliadoras da equipe, fazendo parte da avaliação do Nacional em Jataí - GO, Piratuba – SC e Querência- MT e duas edições do FEGAMS. Foi avaliadora da 1ª Contenda de Poesias em Santo Angelo-RS. Fez parte da comissão avaliadora de Poesias no ENART.

Consagrada carinhosamente pelo CTG Porteira da Amazônia de Nova Mutum, como madrinha da Invernada Juvenil. E ainda foi madrinha e incentivadora para a criação de uma categoria infantil no concurso de Prendas e Peões da cidade de Lucas do Rio Verde neste ano de 2018.

Neiva foi homenageada pelo poeta José Rodrigues dos Santos em seu livro “Ainda a Arte de Declamar no Gauchismo”

No último ano Neiva recebeu do Governo do Rio Grande do Sul a comenda de Consulesa da Tradição Gaúcha em agradecimento aos serviços prestados em prol do tradicionalismo gaúcho fora do Rio Grande do Sul.

A idéia desta homenagem é singela, mas comove profundamente o nosso coração e o dessas pessoas que se desgarraram do pago, mas não abandonaram a cultura gaúcha e levam os costumes do Rio Grande para onde quer que estejam

Currículo por: Neiva Maria Grass dos Reis