10/10/2018 13:50:00

I Roda de Mate e Prosa sobre o Câncer de Mama

O CTG Sentinela da Tradição de Lucas do Rio Verde realizou na última terça-feira (09) a 1ª Roda de Mate e Prosa sobre o câncer de Mama. O evento contou com a palestra de uma enfermeira do município que atende casos de câncer de mama nas unidades de saúde familiar, a mesma falou sobre como detectar o câncer, quais os fatores de riscos para o desenvolvimento da doença, quais medidas tomar para a prevenção do câncer e ainda, explicou sobre a importância fundamental do conhecimento do corpo e do autoexame. Após a palestra, as participantes puderam ouvir o depoimento de duas pacientes que venceram a luta contra o câncer de mama, e contaram os seus relatos de como descobriram a doença, como foi o tratamento e como está sendo a nova vida delas, após o câncer

Além disto, ainda houve uma breve explicação sobre a Orquideoterapia e também a apresentação do projeto Força na Peruca, realizado pela Casa da Amizade do Município, que consiste na fabricação de perucas para pacientes com câncer, estas são cedidas em comodato para as mulheres com câncer. Quando a mulher não necessita mais da peruca, a mesma volta para o projeto, onde é enviada para uma nova dona. Para confeccionar as perucas, o projeto conta com voluntárias para o serviço de confecção, e com a doação dos cabelos (min. 15cm) das mulheres dispostas á fazer este ato de amor! A 1ª Prenda Veterana da 3ª RT do MTG/MT, Cíntia Marcolan, é a responsável pelo projeto Força da Peruca dentro do CTG, a mesma é voluntária e parceira da causa, auxiliando a Casa da Amizade no desenvolvimento do projeto. 

Além das voluntárias do projeto Força na Peruca, também se fizeram presentes no evento as voluntárias da Refeccs (Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop), que fazem um belíssimo trabalho de apoio aos pacientes com câncer de Sinop e região.

Ao final, além do mate, houve um lanche compartilhado para celebrar o momento de aprendizado.

O evento faz parte do projeto “Tradicionalista Consciente: Seja você também!”, proposto pela 1ª Prenda Adulta da 3ª RT do MTG/MT, Daiana N. Rodrigues, que está sendo realizado dentro da região pela gestão regional 2018/2020, bem como é um evento em apoio ao Outubro Rosa do MTG/MT e do Desafio Cultural da CBTG do mês de Outubro.

No CTG Sentinela da Tradição, participaram da organização e desenvolvimento do evento as prendas da entidade Rafaella Motta (1ª Prenda Mirim), Amanda (2ª Prenda Mirim) e Júlia (3ª Prenda Mirim), e Luciana Xavier (1ª Prenda Adulta), e da gestão da 3ª RT, 1ª Prenda veterana Cíntia Marcolan, a 2ª Prenda mirim  Lívia Marcolan, a 3ª Prenda juvenil Jackeline Janinski, o 1º Peão juvenil Marlon Geller, o 3ª Peão mirim Fábio Gevehr, o 2º Piazito Felipe Gevehr, e a 1ª Prenda Daiana.

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir