26/07/2019 16:44:00

Lei 8.710 institui a Semana Farroupilha no calendário oficial de Mato Grosso

Lei 8.710 – institui a “Semana Farroupilha” no calendário oficial de Mato Grosso. Você sabia?

 


É isso mesmo! Sancionada ainda em 2007, no dia 20 do mês de setembro, além de homenagear os ideais farrapos e valorizar as origens daqueles que vieram do Estado do Rio Grande do Sul, a iniciativa também visou reconhecer a participação da comunidade gaúcha na formação do Mato Grosso. No Mato Grosso muito antes da década de 90, também já se celebrava as tradições gaúchas pelas comunidades.

De acordo com informações da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o período escolhido para comemorar a Semana Farroupilha em Mato Grosso era de 16 a 22 de setembro. Entretanto, uma solicitação do Movimento Tradicionalista Gaúcho em Mato Grosso fez um parlamentar pedir a alteração da data. Por meio de um projeto de lei, do Deputado Sérgio Ricardo que alterou para que a comemoração fosse realizada entre os dias 14 e 20 de setembro de cada ano.


A trajetória do gaúcho em Mato Grosso percorreu tempos marcados por muitas dificuldades porém, o espírito desbravador desse povo ajudou a transformar sertões na espetacular terra das oportunidades que é Mato Grosso. A constante dedicação desses migrantes colaborou para a fundação de inúmeras cidades pelo país a fora. Como exemplo as cidades mato-grossenses de Terra Nova do Norte, Ipiranga do Norte, Canarana, Querência, Água Boa, Campo Novo dos Parecis, Campo Verde, Primavera do Leste, Sapezal, Lucas do Rio Verde, Sorriso, entre diversas outras.


Estimativas comprovam que mais de 100 mil gaúchos residem no estado. Sempre se mostrando orgulhosos de sua cultura, eles preservam tradições seculares. Essa fidelidade impulsionou a construção de aproximadamente 50 (cinquenta) centros de tradições gaúchas em Mato Grosso, 30 deles estão filiados ao MTG-MT Movimento Tradicionalista Gaúcho de Mato Grosso.

Fonte: www.al.mt.gov.br / João Malinski Junior

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir