08/03/2019 22:44:00

08 de Março... Você Sabia?

Hoje, dia 08 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, mas, em meio a tantas felicitações e homenagens, você já parou para se perguntar o motivo de celebramos este dia? E ainda, por que especificadamente 08 de março?

Diferente de muitas datas comemorativas, a origem do dia da mulher não vem do comércio, mas sim, advém de uma importante luta por igualdade. Celebrado desde o início do século XX, foi somente em 1975 que a ONU (Organização das Nações Unidas) tornou a data oficial.

A data tem como propósito lembrar, valorizar e lutar por igualdade e respeito, tão almejados pelas mulheres do século XX, e que ainda hoje se faz omissa em muitos lugares ao redor do mundo.

Antes de chegarmos finalmente ao dia 08 de março, muitos outros protestos e levantes ao redor do mundo simbolizaram o Dia da Mulher, como exemplo, 26 de fevereiro de 1909, em Nova York, onde mais de 15 mil mulheres realizaram uma passeata, marchando por melhores condições de trabalho.  Na mesma época, na Europa, o movimento feminino por igualdade também aumentava, e em agosto de 1910 foi proposto, pela Alemã Clara Zetkin, que fossem realizadas jornadas de manifestações pelos direitos da mulher, sendo assim, em 19 de março de 1911, foi celebrado o primeiro dia internacional da mulher.

Em 1917 houve então, um grande manifesto realizado por operárias, contra à fome e a Primeira Guerra Mundial, na antiga União Soviética (atual Rússia), este protesto aconteceu em 08 de março de 1917.

Após isto, a data foi oficializada pelos soviéticos como a celebração da “Mulher Heroica e Trabalhadora”.

A oficialização do Dia Internacional da Mulher se deu somente em 1975, ano intitulado pela ONU como “Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais”.

"Esse dia tem uma importância histórica porque levantou um problema que não foi resolvido até hoje. A desigualdade de gênero permanece até hoje. As condições de trabalho ainda são piores para as mulheres", pontua Eva Blay, socióloga e professora universitária brasileira.

Sendo assim, que nós mulheres, muito mais do que receber homenagens e abraços, possamos continuar lutando por nossos direitos, por igualdade e acima de tudo, por respeito. Que sejamos força, sem deixar nossa graciosidade e ternura de lado. Não nos deixemos desamparar pelas desigualdades do dia-a-dia, mas que elas nos fortaleçam em nossa caminhada por um mundo mais justo para nossas futuras gerações.

Um feliz dia da mulher para todas nós.

Um Abraço, Daiana Rodrigues. 

Fonte de Pesquisa: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43324887